CARDIELOS, S. TIAGO
Cardielos, -Festa de S. Tiago de Cardielos
Como sempre aconteceu, desde que eu me lembro e daquilo que sempre ouvi dizer dos mais velhos, a festa de S. Tiago de Cardielos, sempre se realizou no dia vinte e cinco de Julho, na volumosa capela de S. Silvestre, situada no alto do monte do mesmo nome, assim como a festa de S. Silvestre, sempre se realizou no último dia do ano, 31 de Dezembro.
Eu considero toda a beleza circundante do Santuário, e do amplo adro, em que se pode admirar com muito respeito, os sobreiros que heroicamente carregam alguns séculos de idade, um verdadeiro oásis no alto de um monte agreste, que avistado de longe, nada faz imaginar a verdadeira jóia sempre brilhante e receptiva, pronta a adornar todos os forasteiros, que sentem a curiosidade de subir o monte, é evidente que jamais conseguem separar-se dessa jóia, e ficarão desejosos de lá voltar para ficarem possuídos repetidamente do seu brilho. O panorama que os nossos olhos podem vislumbrar, é de uma beleza deslumbrante, avistamos a foz do rio Lima, Viana, acompanhamos até se perder, a descida do rio Lima e todas as terras ribeirinhas, tira-mos uma verdadeira perspectiva de montes e vales, que compõem o nosso gracioso Minho, do alto do monte, vê-se S. Luzia a dois passos de gigante, ali tão perto, não quero prolongar agora mais referências sobre este lugar, mas prometo falar dele no futuro, salvo imprevistos incontornáveis alheios à minha vontade.
No dia da festa aproveitei, tal como tenho feito nos anos anteriores, ir até ao picoto, e sentar-me na cadeira de S.Silvestre, é sempre uma referência para testar, a minha compleição física, e o meu reparo é que não engordei. As uvas da região, que costumam ir no andor de S. Tiago, estavam mais para o verde, a verdade é que com as chuvas de verão, não deu para amadurecer, o “tintol”, de verde ninguém lhe tira o nome, amigos estou ensonado saboreiem as fotos sem a bela aragem do monte.
S. Tiago
S. Tiago visto do Alto
Avista-se a foz do rio Lima
Juntar animais para a Benção do gado
Descanso
Cerimónia da benção do gado e dos campos
Altar
Uvas da região
Cadeira de S. Silvestre
Não resisti à tentação de me sentar
"Picoto" mesmo no cimo
Patrono S. Tiago